terça-feira, 29 de setembro de 2009

Reuso ou reciclagem do etanol

Uma das formas de reciclagem do etanol é a utilização do bagaço da cana que sobra no processo de fabricação, nas caldeiras para gerar energia. Essa medida é muito importante, pois poderá triplicar o potencial de geração de energia daqui a alguns anos. O bagaço que sobra é vendido às indústrias, e as folhas residuais são utilizadas também nas caldeiras, junto do bagaço.


É necessário também adotar mecanismos de reciclagem da água empregada no processo de fabricação. Um dos impactos disso é o risco que os mananciais correm devido ao consumo de água pela plantação de cana. A produção de etanol em usinas mais ultrapassadas consome 21000 litros de água por tonelada de cana. Hoje, as melhores usinas usam entre 5000 e 1000 litros. A sorte, é que elas são maioria no país. Além disso, há a possibilidade de contaminação dos mananciais pela vinhaça, principal rejeito industrial da fabricação do etanol, que precisa ter uma destinação adequada. E não só os mananciais correm riscos de contaminação, se os rejeitos não forem tratados corretamente poderão ser lançados nos rios onde comprometerão a sobrevivência de diversos seres vivos aquáticos e até mesmo dos terrestres. Uma alternativa que já está sendo posta em prática em relação a esse problema é a utilização da vinhaça como adubo natural na lavoura da cana. Além de não contaminar os mananciais há uma redução de custos com fertilizantes para as usinas.

Outro receio ainda, acerca da produção do etanol é de que o plantio da cana degrada o solo, podendo reduzir sua fertilidade. Esse fato foi comprovado após um experimento de longa duração com plantio de canas-de-açúcar no município de Linhares (E.S.) que constatou que após seis anos de cultivo houve diminuição do diâmetro médio ponderado dos agregados estáveis e aumento da densidade do solo na profundidade de 0-5 cm. Daí a necessidade de fazer rodízio com a cultura de leguminosas como feijão, amendoim e soja. A cana tem de ser replantada a cada seis anos e no intervalo de seis meses entre a retirada das plantas antigas e o replantio é que se alterna a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário